Spectreman | Souji Ushio

Spectreman versus Doutor Gori

Dominantes as ordens!

Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman!

Lançada no dia 2 de janeiro de 1971 até 25 de março de 1972, Spectreman é uma notável série japonesa que apresenta um androide empenhado em combater o vilão Doutor Gori, um cientista insano com aspirações de dominar o planeta Terra.

A série foi criada por Souji Ushio e produzida pela P-Productions para concorrer com o também icônico Ultraman. O orçamento era baixo fazendo com que as fantasias de monstros fossem ruins. Foi exibida no Brasil pela Rede Record e o canal TVS e ficou no ar até os anos 90.

Foram produzidos 63 episódios e até o vigésimo a série se chamava Uchuu Enji Gori ou Simiano Espacial Gori e a partir do vigésimo se chamou Uchuu Enjin Gori versus Spectreman.

O enredo da série se desenvolve em torno da batalha contra os perigos que a poluição, originada pelas atividades humanas, representa para nosso planeta. Essa narrativa atemporal aborda um tema sensível que permanece relevante nos dias de hoje.

Doutor Gori, um cientista ambicioso, ascendeu ao posto de líder em seu planeta natal, porém, sua arrogância o transformou em um líder perigoso. Convencido de que a tecnologia deveria ser empregada para conquistar outros planetas, ele se torna uma ameaça iminente.

Apesar dos esforços das autoridades locais para alterar sua perspectiva e detê-lo, ele é libertado pelo líder militar Karas, que o auxilia em sua fuga. Ao vagar pelo espaço, Gori encontra o ambiente ideal para suas ambições na Terra, um planeta sobrecarregado de poluição.

Utilizando essa poluição a seu favor, ele cria monstros com o intuito de conquistar o planeta e, paradoxalmente, erradicar a poluição.

Os dominantes, seres provenientes de Nebula 71, respondem enviando Spectreman, um androide encarregado de proteger a humanidade. Seu papel crucial é enfrentar o Doutor Gori e seus planos maquiavélicos, defendendo assim a Terra e seus habitantes da ameaça iminente.

Souji Ushio | Tomio Sagisu

Nascido em 1921 na cidade de Tókio iniciou sua carreira na produtora de filmes Toho no ano de 1939 como roterirista de Tokusatsu e diversos animes. Fundu a empresa P-Productions na década de 1960 produzindo animações como Zero-sen Hayato, Harris no Kaze, Donkikko, Chibikko Kaiju Yadamon, entre outros títulos. No Brasil ficou conhecido com a série Vingadores do Espaço, Spectreman, Lion Man entre outros.

Elenco e Dublagem de Spectreman

Personagem Original Personagem Ator Dublador
Joji Gamou Kenji Tetsuo Narikawa Luis Nunes
Boss Kurata Chefe Kurata Tohru Ohira Eleu Salvador
Toshio Arito Ota Koji Ozaki Mário Vilela
Shinkichi Kaga Kato Takamitsu Watanabe João Paulo Ramalho
Koji Ota Wada Kazuo Arai Marcelo Gastaldi
Rie Endoh Minnie Machiko Konishi Leda Figueiró
Mineko Tachibana Chieko Sakurako Shin Sandra Mara Azevedo
Midori Sawa Yumi Rumi Gotoh Rita Cléos
Hiromi Yanagida Kimie Taeko Sakurai Leda Figueiró
Hakase Gori Dr.Gori Takanobu Tohya Carlos Seidl
Enjin Rah Karas Koji Uenishi Osmiro Campos
Spectroman Spectreman Koji Uenishi Luis Nunes
Nebula Dominantes Koji Kobayashi João Ângelo
Nareta Narrador Koji Kobayashi Carlos Seidl

Aspectos Atuais de Spectreman

Embora Spectreman seja uma série de televisão japonesa da década de 1970, alguns elementos de sua narrativa ainda podem ser relacionados aos dias atuais. Aqui estão algumas conexões possíveis:

Meio Ambiente: A série aborda questões ambientais, destacando a importância da preservação e proteção do meio ambiente. Os vilões muitas vezes representam a destruição e poluição causadas pela humanidade.

Poder da Tecnologia: A criação do Spectreman por seres extraterrestres destaca a influência e o poder da tecnologia. Isso pode refletir as possibilidades e responsabilidades associadas ao avanço tecnológico.

Proteção Ambiental e Responsabilidade: A missão de Spectreman de proteger a Terra contra as ameaças de Doutor Gori pode ser vista como um apelo à responsabilidade ambiental e à necessidade de proteger nosso planeta contra danos auto infligidos.

Conscientização Global: A série reflete a necessidade de uma resposta global para enfrentar ameaças à humanidade. Atualmente, muitos problemas, como pandemias e questões ambientais, destacam a importância da cooperação global.

Abertura Spectreman no Brasil